sexta-feira, 6 de junho de 2008

EUA eliminam 49 mil vagas e taxa de desemprego sobe

A taxa de desemprego dos Estados Unidos subiu de 5%, em abril, para 5,5%, em maio, impulsionada pelo corte de vagas de trabalho, que chegou a 49 mil no mês. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (6) pelo Departamento de Trabalho norte-americano.

A redução dos postos de trabalho em maio pode significar uma retomada do crescimento do desemprego, que mostrou enfraquecimento em abril. Naquele mês, foram eliminadas 20 mil vagas de emprego, em março, 81 mil e em fevereiro, 83 mil. Já em janeiro deste ano, o número de vagas de trabalho fechadas foi de 76 mil. Nos primeiros quatro meses do ano, os cortes superam 250 mil vagas. O Departamento de Trabalho dos EUA traz a criação de vagas durante o mês de maio. A previsão é de que foram fechados de 50 mil a 60 mil postos de trabalho no mês, seguindo contração de 20 mil vagas em abril. Para a taxa de desemprego, a expectativa é de alta de 5% para 5,1%.Os cortes ficaram relativamente de acordo com as previsões do mercado, que projetava fechamento de 50 mil a 60 mil postos de trabalho no mês. Para a taxa de desemprego, o índice ficou acima do esperado - a expectativa era de alta de 5% para 5,1%.

Salário
O salário médio por hora dos trabalhadores norte-americanos em maio subiu US$ 0,05, ou 0,27% (0,3% arredondado), para US$ 17,94.
No comparativo com igual mês do ano anterior, a alta do salário médio em maio foi de 3,5%. As informações são da Dow Jones.

Com informações da Agência Estado e do Valor Online

Nenhum comentário: